3 Dicas para fotografar crianças com celular de forma mais profissional!

1689
3min de leitura

Você sabe da importância da fotografia para o seu filho? Você já pensou em como melhorar a sua forma de fazer o retrato em casa da criançada?

Para responder essas duas perguntas, primeiro quero falar da minha experiência como filha sendo fotografada em casa pelo pai!

Quando se fala de fotografia de criança em casa, na minha mente vem sempre uma foto quando tinha 2 anos, andando de triciclo na sala da minha casa.  A fotografia foi feita por meu pai que tinha uma câmera fotográfica da época.  E sempre quando lembro desta foto, penso: "- Porque meu pai cortou minha cabeça na altura do nariz?"

Para entender esse retrato e responder a minha pergunta, temos que entender a tecnologia da época. As câmeras fotográficas da década de 80 usavam filmes. E tinha que tomar um maior cuidado para colocar e retirar o filme da câmera para não estragar as fotos que seriam feitas.  Ou seja, você saberia do resultado após o processo de revelação e ampliação. E o google da época eram basicamente o manual de instruções, o lojista que vendia a câmera ou mesmo as propagandas da TV.

Após usar todo o filme fotográfico (12, 24 ou 36 poses), o mesmo era levado para um laboratório fotográfico para ser revelado e ampliado. Lá acontecia a mágica e as surpresas.  Onde você descobriria se tinha conseguido fazer uma linda fotografia,  se tinha cortado a cabeça de alguém ou mesmo perdido a fotografia por algum motivo técnico da câmera. 

 No caso do meu pai, o problema foi o enquadramento. Ele comenta hoje, que não sabia posicionar o olho no visor da câmera de forma que enquadrasse direitinho a cena. 

Fazendo um paralelo com os pais e mães deste século que  utilizam câmera fotográficas de celulares as histórias se repetem! 

Lógico, com a tecnologia digital todos puderam melhorar muito suas fotos pessoais, mas ainda sim nós acreditamos que temos margem para melhorar muito os retratos de família em casa, praticando algumas regras de fotografia básica. 

Como? Vou te contar, rs

No estúdio recebemos fotografias digitais para produção de retrospectivas. E observando as fotos que recebemos encontramos fotos escuras, fotos com as crianças no cantinho bem longe num parque, fotos que mostram muito o teto do local sem necessidade, etc.  

Fotografia, ano de 2013

 Todos ficam ansiosos para fazer uma fotografia com seus celulares, aponta para a criança, clicando  e pronto esta lá! (risos)

Mas voltando para aquela minha fotografia de 2 anos, fico pensando: "Essas crianças também vão pensar porque seus pais não utilizavam os recursos dos celulares para melhorarem as fotografias?"

 Veja a sugestão do retrato, utilizando o recurso do celular. 

Pensando nisso, e conversando com Flávio Leão, montamos um vídeo de 16 minutos com 3 dicas básicas para você fotografar melhor usando o seu celular. 

Essas dicas não são verdades absolutas e nem são regras a serem seguidas a ferro e fogo! Mas ajudará você a melhorar suas fotos!

Queremos que sua família tenha lindas recordações fotográficas! E isso responde nossas duas primeiras perguntas deste texto!

 Deixe seus comentários e façam perguntas para darmos mais dicas! 

Escrito por: Flávio e Leila Leão

3 Dicas para fotografar crianças com celular de forma mais profissional!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

foto com celular fotografando em casa fotografia de criança

Quem viu também curtiu

Qual é a melhor época para o Ensaio Gestante?

Contando a história da vida com fotografia!

10 motivos para você se apaixonar por sua fotografia de grávida

Logo do Whatsapp